Gruta dos escravos, Miguel Pereira - RJ
- Jaqueline Lisbôa

- 6 de out. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 1 de jul. de 2019

O caminho novo que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais passava próximo a esta serra e era utilizado como roteiro de fuga de escravos e por aqueles que conseguiam a liberdade com o intuito de alcançarem os Quilombos. Não temos registros de sua criação mas o que sabemos é que era utilizada como local de cultos dos escravos. A gruta possui várias pedras que foram talhadas pelos escravos.
Segundo o site do ITPA, ela teria sido construída por escravos, no século XVIII, na Serra do Couto, em homenagem a Nossa Senhora da Penha.

O caminho até chegar à gruta te faz ter um contato direto com a natureza. Não há sinalização, por isso o aconselhável e ir acompanhado de alguém que conheça o percurso. Alguns trechos da trilha são bem irregulares, mas nada que te faça desistir. Para quem curte trilha, é um prato cheio! E para quem gosta, mas fica com receio, não precisa se preocupar. A trilha é aberta. Nada de ficar se espremendo entre galhos de árvores.
Como a gruta dos escravos fica no alto, o caminho é repleto de vistas incríveis! Vale a pena conferir esse rico patrimônio de Miguel Pereira!! Tem mais ou menos
de caminhada em 6 KM partindo do centro da cidade de Miguel Pereira.










Comentários