top of page

Museu Francisco Alves, Miguel Pereira RJ

  • Foto do escritor: Jaqueline Lisbôa
    Jaqueline Lisbôa
  • 6 de out. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 28 de jun. de 2019

O Museu é uma homenagem ao Rei da Voz, um grande fenômeno da música popular brasileira no final da década de 1920


ree

O cantor Francisco Alves, que despontou na década de 20 e foi grande estrela dos áureos tempos da Rádio Nacional, passou em Miguel Pereira grande parte de sua vida, seja em férias, seja administrando a loja de tecidos que chegou a montar na cidade.


ree


Consagrado na história da música popular brasileira como o “Rei da Voz” antes mesmo de Roberto Carlos ter nascido, o cantor tornou-se personagem importante da história da pequena cidade fluminense por escolher o local como destino de férias de verão, e onde mais tarde morou e chegou até a montar uma loja de tecidos.


ree


Era em Miguel Pereira que o Rei da Voz se refazia do cansaço da carreira artística, em busca de tranquilidade e do clima agradável

ree

O acervo do museu conta com objetos pessoais, móveis, microfones, fotografias, recortes de jornais, cartas, roupas, além de vários discos mostrando a trajetória de sua vida artística.



Uma das peças mais curiosas é a velha máquina de escrever, com tipos maiores, assim confeccionada pelo fato de o cantor não enxergar bem e se negar a usar óculos.

ree

O seu violão, peça de valor sentimental, está exposto em lugar de destaque, em homenagem ao fenômeno da música popular brasileira que Francisco Alves representou, tendo vendido cinco milhões de discos.

ree


Ajudou a consagrar importantes compositores como Cartola, Heitor dos Prazeres e Ismael Silva. E imortalizou canções como Se você jurar e Ah, que saudade de Amélia.



ree

A casa onde morou durante 10 anos, na Rua Luis Pamplona, foi demolida para dar lugar a uma loja de materiais de construção nos anos 80. Existe na cidade um Museu dedicado exclusivamente ao músico, localizado na Av. Roberto Silveira, 428-500 - Village São Roque, Miguel Pereira - RJ, 26900-000. O Museu Francisco Alves, aberto de segunda a sexta, de às 18h e sábado, domingo e feriados, de 10h às 16h, tem visita gratuita.

 
 
 

Comentários


RECEBA AS NOVIDADES

© Copyright

© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page