top of page

Pelourinho, Salvador – BA

  • Foto do escritor: Jaqueline Lisbôa
    Jaqueline Lisbôa
  • 18 de out. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 11 de jul. de 2019


ree

O Pelourinho é o bairro mais antigo histórico de Salvador. Foi tombado como patrimônio da humanidade pela UNESCO em 1985. A denominação Pelourinho se dava ao local do engenho que ficava reservado ao castigo dos escravos. Hoje o Pelourinho é conhecido como o lugar que abriga o mais rico conjunto arquitetônico barroco de Salvador, abriga mais de oitocentos casarões que estão transformados em bares, restaurantes e pousadas. É ponto de encontro entre a arte e os que gostam dela, é cultura e diversão. Nas suas ruas estreitas com ladeiras e feitas de paralelepípedos, encontramos gente simples, alegre, bem do jeitinho baiano de ser.


ree

Aqui encontramos a mistura das raças, da música e das religiões. Encontramos a igreja mais conhecida de Salvador, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, também de arquitetura barroca.



O Pelô, como é conhecido e chamado carinhosamente pelos moradores, é caracterizado pela mistura dos costumes, pelo colorido do artesanato local, pelo cheiro gostoso da culinária baiana, pelo som dos tambores que tocam incessantes a todos os corações que passam por aqui.



É também ali, na praça principal, que ficam a famosa Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Fundação Casa de Jorge Amado. A Igreja foi toda construída à noite - por volta do ano de 1704 - por escravos e negros livres cristãos para terem um espaço para realizar suas celebrações. Já a Fundação foi inaugurada em 1987 para contar um pouco da história do escritor baiano Jorge Amado e sua esposa, a também escritora Zélia Gattai.



o Pelourinho se estende para as ladeiras adjacentes e hoje é um bairro que comporta mais de 800 construções históricas, entre igrejas, museus e casarões seculares. Sua arquitetura colonial barroca portuguesa e todo o complexo da qual faz parte foram declarados Patrimônio Histórico da Humanidade das Organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.


ree

Ao longo encontramos a Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo. A igreja foi construída em 1736 e possui ossuário, localizado no subsolo; capela-mor e sacristia, no térreo; tribunas e coro, na parte superior.



Podemos conhecer também a Fundação Casa de Jorge Amado e ao lado fica o Museu da Cidade, que conta um pouco da história de Salvador através de pinturas, esculturas e outros objetos, inclusive alguns do acervo pessoal do poeta Castro Alves.


ree

Outros lugares importantes de se conhecer é o Centro Cultura Solar Ferrão, Museu Tempostal, e o Centro Cultural do Olodum.



A igreja da Ordem Terceira Secular de São Francisco

achada é a única do tipo no Brasil e, por muitos anos, ficou encoberta por argamassa. Ela foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e abriga obras de artes sacras raras, como uma escultura do Senhor Morto, com gostas de sangue esculpidas por rubis, de autoria de Francisco das Chagas Xavier.

Ao lado dela, está a riquíssima igreja e convento de São Francisco, considerada uma das sete maravilhas de origem portuguesa no Brasil e a mais rica em quantidade de ouro. É ouro que não acaba mais. Na parte do claustro, que compõe o convento, tem um conjunto com 37 painéis e mais de 55 mil azulejos portugueses que retratam cenas pagãs no claustro do convento.



Andando mais um pouco, o Largo Terreiro de Jesus, onde estão concentradas várias igrejas (Igreja da Ordem Terceira de São Domingos Gusmão, São Pedro dos Clérigos e Catedral Basílica Primacial São Sebastião), museus (Museu da Misericórdia e Museu Afro-Brasileiro), e onde ficava o principal Pelourinho, bem ao centro.



Chegando na Praça da Sé é possível usar o Plano Inclinado Gonçalves, que faz a ligação da Praça da Sé ao bairro do Comércio.


ree

Ao final da Praça, está o Monumento da Cruz Caída, em homenagem à primeira igreja da Sé, que foi demolida para que o transporte da época pudesse funcionar. Se você e fã de por-do-sol, e o lugar perfeito para admirar o cair do Sol.


ree

Ao lado do monumento fica o Museu da Misericórdia, na rua da Misericórdia. O Museu reúne acervo com objetos, pinturas e esculturas de arte sacra e objetos do antigo hospital que contam a história do estado baiano. Seu complexo abriga ainda a igreja da Misericórdia.


Logo à frente, fica a Praça Thomé de Souza com o Palácio Rio Branco, o Memorial Câmara, a Prefeitura de Salvador e a entrada do Elevador Lacerda, na parte alta da cidade.




ree


 
 
 

Comentários


RECEBA AS NOVIDADES

© Copyright

© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page