top of page

Porto de Galinhas – PE

  • Foto do escritor: Jaqueline Lisbôa
    Jaqueline Lisbôa
  • 30 de out. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 8 de jul. de 2019


ree

Localizada no município de Ipojuca e a 50 km de Recife, Porto de Galinhas é o principal pólo turístico do litoral sul de Pernambuco. Sua fama se deve à diversidade de belezas naturais, como o manguezal e a praia de areia branca, coqueirais e águas cristalinas, com temperatura média de 28ºC. Uma verdadeira piscina natural que abriga peixes coloridos e tartarugas em meio ao cenário paradisíaco formado pelos arrecifes de corais.

A história de Porto de Galinhas não se dá pelas galinhas coloridas que vemos hoje na Vila. Em 1850, era proibido o comercio de escravos no Brasil, de forma a burlar a lei, os navios atracavam na praia com os porões cheios de escravos cobertos com engradados de galinhas D’Angola. A senha secreta da tripulação para os traficantes era “tem galinha nova no porto”, que significava que uma nova remessa de escravos havia chegado. E daí surgiu o nome Porto de Galinhas.

A Praia da Vila, ou Porto de Galinhas, é um dos hits da região e ponto de partida dos jangadeiros, que levam até as piscinas naturais onde os peixinhos estão. Nas piscinas a beleza da natureza fala alto e faz entender por que Porto é esse sucesso todo. Na Praia de Muro Alto, outro local importante para incluir no roteiro, é a calmaria que impressiona. A praia parece uma lagoa e quem mergulha em suas águas corre sério risco de não querer voltar para casa. Porto tem praias diferentes, com elementos distintos, porém uma beleza singular.


Ficar em um local tão bonito tem seu preço e com frequência ele não é dos mais modestos. No verão, o destino fica lotado e concorrido, fato que afasta muita gente e intimida o bolso. Porto de Galinhas vive duas realidades: uma dos Resorts glamourosos e outra das pousadas. A localização, contudo, não interfere na diversão e no visual - para onde quer que se olhe a paisagem é de tirar o fôlego.


Para além do mar, o lugar oferece passeios variados, lojinhas ótimas para comprar artesanato, um povo acolhedor e a culinária arretada típica do estado. Nos cardápios, com opções para todos os gostos, valorizam-se a proximidade com o mar e os sabores do sertão. Além de suas belezas naturais. São temperos e aromas regionais que se aliam a mais alta gastronomia nos diversos restaurantes. A experiência começa em nosso café da manhã com frutas regionais, tapiocas e o famoso bolo de rolo. O balneário Pernambucano é para obrigatória para quem tem um paladar apurado.

A programação dos viajantes é, normalmente, dedicada às praias e aos passeios. Se tiver pouco tempo e quiser conhecer o essencial, não deixe de caminhar a pé pela vila, fazer o passeio de jangada que leva às piscinas naturais e curtir um mergulho entre os peixinhos. Inclua, também, no roteiro, um passeio de buggy pelo litoral, que pode permitir um mergulho em Muro Alto e um passeio pelo Pontal de Maracaípe, onde se pode admirar os cavalos-marinhos.


Porto de Galinhas é conhecido pela beleza natural, mas a presença humana tem seu espaço por ali. Uma viagem ao vilarejo é ideal para comprar artesanato pernambucano, conhecer mais a fundo a cultura do estado e, claro, e apreciar sua gastronomia. Quem quiser estender a noite encontra, ainda, lugares para dançar ou simplesmente embalar-se ao som de uma música ao vivo, com direito a um vinho.





 
 
 

Comentários


RECEBA AS NOVIDADES

© Copyright

© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page