top of page

Vale da Lua, Chapada dos Veadeiros – GO

  • Foto do escritor: Jaqueline Lisbôa
    Jaqueline Lisbôa
  • 17 de out. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de jul. de 2019


ree

O Vale da Lua pode ser considerado um dos lugares mais famosos e peculiares da Chapada dos Veadeiros. A atração fica em Alto Paraíso de Goiás, na estrada para o vilarejo de São Jorge.


ree


Formações rochosas e cristais de mais de 1 bilhão de anos formariam um ponto de convergência de energia que atrai muita gente desse planeta e de outros. A Chapada dos Veadeiros é famosa por ser uma região em que frequentemente UFOs são avistados. Muita gente vai para lá (e acaba ficando) por conta da experiência esotérica que a região provoca.


ree

O Vale da Lua é um desses lugares únicos. Diferente das demais paisagens da Chapada, formadas principalmente por cachoeiras, o Vale da Lua também possui quedas. Mas elas estão escondidas entre as rochas, e perfuram essas formações de milhões de anos, formando túneis e caldeirões incríveis.



A trilha para o Vale da Lua


Para chegar ao local exato, é necessário fazer uma trilha de cerca de 600 metros (fácil acesso). A caminhada que, apesar de não ser longa, impressiona e pode muito bem ser considerada como uma aventura. A trilha até o Vale da Lua é bastante simples e leva cerca de 15 minutos (cerca de 900 metros). No caminho, vale ficar de olho na vegetação típica de cerrado: flores são o destaque. Uma vez estando no Vale, você pode caminhar pelas margens do rio São Miguel e, assim, conferir as centenas de crateras que formam o “solo lunar” acinzentado. Para entrar lá é preciso pagar uma pequena taxa na entrada, mas, ao contrário de alguns outros pontos da Chapada, não é necessário contratar guias locais.

Piscinas do Vale da Lua



Outro ponto alto do Vale da Lua são as piscinas naturais. Como as roxas exóticas contém quartzo, areia e argila, as águas geladas que correm entre elas tem uma cor de esmeralda. Em alguns locais formam-se bolsões d’água que lembram piscinas. Algumas mais profundas, outras mais rasas. Mais precisamente, são três os locais que podem ser chamados de piscinas, mas tudo depende da época do ano, pois, quando chove muito, outros pocinhos são gerados.

Estrutura local


Logo na entrada do Vale da Lua há uma área de estacionamento. O acesso ao local é controlado e, logo depois de estacionar, é preciso preencher um cadastro.

O local também conta com um restaurante (comida caseira e alguns lanches industrializados) e banheiros.

Como chegar?


O Vale da Lua situa-se em Alto Paraíso de Goiás, a 11 km de São Jorge e pode ser acessado pela rodovia GO-239, a partir de uma estrada de terra do lado oposto ao Parque Nacional.




 
 
 

Comentários


RECEBA AS NOVIDADES

© Copyright

© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page